sexta-feira, 2 de julho de 2010

O APGAR Cirúrgico

A circular normativa nº 16 de 22/06/2010 normaliza a implementação do projecto “Cirurgia Segura Salva Vidas” em todos os blocos do sistema Nacional de saúde. Esse projecto prevê o preenchimento obrigatório da (já nossa conhecida) lista de verificação da segurança cirúrgica até ao final de Setembro de 2010, bem como o cálculo do APGAR Cirúrgico, iniciando-se o registo do mesmo a partir do dia 1 de Julho de 2010.
Enquanto que a aplicação da check-list já está, no nosso bloco operatório, implementada nos três diferentes períodos Sign-in, Time-out e Sign-out, e o seu registo já é efectuado no nosso sistema de registos informático (Metavision®), a aplicação do APGAR suscita algumas dúvidas devido ao desconhecimento do referido índice.
O cálculo do “Índice de APGAR Cirúrgico” possibilita, através de uma estimativa da perda de sangue, da menor tensão arterial e da menor frequência cardíaca, observar a probabilidade de ocorrência de complicações major no pós-operatório. Assim permite-nos classificar os doentes à saída da sala de operações, com maior ou menor risco de desenvolver complicações nos trinta dias subsequentes à intervenção cirúrgica, fornecendo à equipa cirúrgica um feed-back imediato sobre a condição física do doente. São vários os estudos de investigação que referem que, os doentes com índice de APGAR cirúrgico inferior a 4 têm grandes probabilidades (+\- 60%) de desenvolver complicações pós-operatórias major.
O cálculo do índice é a soma dos pontos em cada categoria, sendo que na categoria “Estimativa de perda de sangue” a variação da pontuação vai de 0 pontos, para perdas superiores a 1000ml, a 3 pontos, quando a estimativa é de inferior a 100ml. Na categoria “Menor tensão arterial média” a variação é de 0 pontos, quando esta é inferior a 40mmHg, até 3 pontos quando é superior ou igual a 70 mmHg. E na categoria “Menor frequência cardíaca” a distribuição dos pontos vai de 0 pontos, para uma frequência cardíaca superior a 85 bat/min, até aos 4 pontos se a frequência cardíaca for inferior ou igual a 55 bat/min.
O Índice de APGAR cirúrgico já está disponível no nosso sistema informático junto da check-list cirúrgica.
Bom Trabalho.

Mais informações em:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/eemi+cirurgia.htm
http://www.gawande.com/documents/AnApgarScoreforSurgery.pdf
http://www.gawande.com/documents/2009ArchSurg--UtilityofApgarScore.pdf
http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=22501360